quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Instituto - Coleção Nacional

Em 2009, fui com amigos a um bar na Inácio Pereira da Rocha para ver “um cover de Tim Maia racional”. Mal sabia eu que iria conhecer um projeto de primeira qualidade, que envolvia sim covers de Tim Maia Racional, mas, mais do que isso, era uma seleção de músicos fazendo um tributo sensacional.

Esse primeiro show da Banda Instituto que tive o prazer de acompanhar contou com a presença de Seu Jorge e Céu, além dos parceiros regulares da banda no projeto: Thalma de Freitas, B-Negão, o rapper Kamal e o tecladista Carlinhos da Fé. Incrível.

A banda em si, não conta com nenhum destes nomes famosos. No único CD deles que encontrei, chamado Coleção Nacional de 2002, há participações especiais de Sabotagem, Rappin Hood e outros rappers e músicos famosos. O álbum é uma combinação perfeita do rap e do hip hop com o som instrumental da banda. Destaco aqui a faixa "Dama Tereza", cantada por Sabotagem rimando tudo em "i". Sem sombra de dúvidas, a melhor.

Eles também já fizeram diversos trabalhos para cinema e televisão (como a produção musical da série Alice da HBO), e realmente honram o nome de Instituto, com uma excelência fora do comum.

.Beatboxsamba

.Dama Tereza (com Sabotagem)

.Dia de Desfile (com Rappin Hood)

.Tabócas (com Z'África Brasil)

.#1

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Blink 182 - Neighborhoods

Seguindo uma (dentre muitas) de minhas características mais irritantes, resolvi recomeçar o blog do zero, algo que costumo realizar com frequência em diversos aspectos da minha vida. Portanto, para simbolizar este reinício, pensei em selecionar um álbum emblemático, que representasse o esforço e o suor de um retorno! Considerei fazer uma piada com o Restart mas não colou... então direto e reto: escolhi o último álbum do Blink.

Assim como eu, uma das minhas bandas prediletas retornou de um longo hiato, e, apesar de eles ainda não estarem na melhor forma, o álbum “Neighborhoods” é legalzinho; bem assim, no diminutivo mesmo. Tive trabalho para escolher as cinco músicas que colocaria no post, mas consegui. A verdade é que esperar aquele Blink irreverente de antes é um erro. Os caras mudaram e suas músicas mudaram.

A faixa Wishing Well é sem dúvida minha favorita, pois se assemelha muito com as músicas do "Take Your Pants Off and Jacket" (o CD dos semáforos). Segundo meu irmão, Hearts All Gone lembra o começo de carreira do Blink (para quem conhece os álbuns "Buddha" e "Chesire Cat"). O resto do álbum se enquadra no estilo que a banda vinha seguindo antes de terminar, saindo daquela temática adolescente e descontraída, partindo para canções mais sérias e até depressivas . Que pena que o tempo passa... mas ainda tá bacaninha.

.Wishing Well
.This Is Home

.Kaleidoscope
.After Midnight
.Hearts All Gone