Em 2009, fui com amigos a um bar na Inácio Pereira da Rocha para ver “um cover de Tim Maia racional”. Mal sabia eu que iria conhecer um projeto de primeira qualidade, que envolvia sim covers de Tim Maia Racional, mas, mais do que isso, era uma seleção de músicos fazendo um tributo sensacional.
Esse primeiro show da Banda Instituto que tive o prazer de acompanhar contou com a presença de Seu Jorge e Céu, além dos parceiros regulares da banda no projeto: Thalma de Freitas, B-Negão, o rapper Kamal e o tecladista Carlinhos da Fé. Incrível.
A banda em si, não conta com nenhum destes nomes famosos. No único CD deles que encontrei, chamado Coleção Nacional de 2002, há participações especiais de Sabotagem, Rappin Hood e outros rappers e músicos famosos. O álbum é uma combinação perfeita do rap e do hip hop com o som instrumental da banda. Destaco aqui a faixa "Dama Tereza", cantada por Sabotagem rimando tudo em "i". Sem sombra de dúvidas, a melhor.
Eles também já fizeram diversos trabalhos para cinema e televisão (como a produção musical da série Alice da HBO), e realmente honram o nome de Instituto, com uma excelência fora do comum.